Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25019
Título: Desafios dos alunos surdos: uma pesquisa bibliográfica sobre o processo da aquisição da escrita do português como L2
Autor(es): Silva, Clêysla Geovana Fernandes da
Palavras-chave: Português como L2
Aquisição da escrita
Educação dos surdos
Data do documento: 4-Out-2021
Resumo: O artigo 4º da Lei 10.436/2002, dispõe que o surdo além da Libras como sua língua, por obrigatoriedade deve adquirir o domínio da Língua Portuguesa em sua modalidade escrita. O Português não deverá de forma alguma tomar o lugar de sua língua natural, desse modo, precisa-se que o surdo consiga domínio da língua oficial do seu país. Neste caso, o Português, é para o surdo como uma língua estrangeira, e o servirá como uma segunda língua (L2), para que não seja um estrangeiro dentro do seu próprio país. Entretanto, percebe-se que esse processo não se dá tão facilmente, devido às dificuldades encontradas no decorrer do processo de aprendizagem do Português escrito. Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso pretendeu, por objetivo geral, identificar os desafios encontrados no processo de aquisição da escrita pelos surdos, e por objetivos específicos, propomos compreender os motivos que têm ocasionado dificuldades no domínio da modalidade escrita em Português pelos surdos; investigar se as práticas no processo de ensino dos surdos têm sido eficazes na aquisição da escrita do Português como L2; e analisar quais as principais razões que fazem com que muitos deles não consigam um pleno domínio na aquisição do Português padrão escrito. À visto disso, desenvolveu-se através de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, o qual foi realizada a partir de busca nos bancos de dados da Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Periódicos Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) utilizando como descritor: aquisição da escrita por surdos. Os critérios de inclusão trataram-se de artigos científicos, teses e dissertações com a temática do estudo, escritos no idioma do Português, publicados entre os anos de 2016 e 2021. A partir dos resultados selecionados para a pesquisa, foi possível observar que de fato encontram-se dificuldades ao tratarmos do ensino do Português em sua modalidade escrita. O ensino do Português para os surdos só se faz possível quando existe uma interação com a sua primeira língua sendo utilizada como suporte de sentido. Ainda assim, é visto que a maioria dos surdos chegam às escolas sem o domínio da sua L1, dificultando ainda mais e trazendo empecilhos na aquisição da segunda língua. Em razão disso, espera-se que esse estudo contribua para o campo da pesquisa, e que a partir dele possam se desenvolver outros olhares e inquietações que se preocupem com a ótica do ensino significativo para os surdos.
Descrição: SILVA, C. G. F. da. Desafios dos alunos surdos: uma pesquisa bibliográfica sobre o processo da aquisição da escrita do português como L2. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25019
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clêysla Geovana Fernandes da SilvaPDF - Clêysla Geovana Fernandes da Silva467.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito208.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.