Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25024
Título: Adaptações da narrativa clássica em Turma da Mônica e Contos da Carochinha
Autor(es): Santos, Gabrielle Oliveira dos
Palavras-chave: Literatura infantojuveni
Estudos comparados
Adaptação e reconto
Quadrinhos
Data do documento: 28-Set-2021
Resumo: Esta pesquisa analisou a adaptação de contos clássicos para os quadrinhos, na obra Turma da Mônica e Contos da Carochinha, de Maurício de Sousa, publicada em 2019. A obra aborda a arte da contação de histórias, validando e referendando os espaços do conto clássico na contemporaneidade das histórias em quadrinhos. Constituem-se, assim, novos modos de acesso ao imaginário, às novas linguagens e sua semiótica. A arte da retomada das histórias clássicas, sobretudo, dos contos de fadas presentes no imaginário coletivo, tem sido feita com frequência e habilidade pela Literatura Infantil e Juvenil e os Estudos Comparados, mostrando técnicas narrativas de diálogo com a contemporaneidade. Nesse sentido, o texto metalinguístico e metaficcional surge como proposta em um contingente significativo de produções estéticas, tais como: os recontos, as releituras, as adaptações e transcodificações, os intertextos e as representações. Dessa forma, esta pesquisa se justificou no diálogo entre o reconto e a atualidade, pois a retomada do gênero literário para outros meios pode não apenas contribuir na construção de “novos textos”, como também proporcionar novos modos de olhar a produção destinada ao jovem leitor brasileiro. O objetivo geral deste trabalho foi levantar os procedimentos de adaptação das histórias clássicas na obra “Turma da Mônica e Contos da Carochinha”, de Mauricio de Sousa e Paula Furtado. Os objetivos específicos propõem: (1) Caracterizar os tipos de adaptação realizadas nos contos adaptados para a coletânea supracitada: intertextualidade, transcodificação, reescrita ou reconto; (2) explicitar a importância da adaptação para a leitura literária contemporânea. A metodologia partiu da leitura comparativa dos contos, do estudo da imagem e da inter-relação entre o texto clássico e o quadrinho. Aportada nas teorias e conceitos de estudiosos como Aguiar e Martha (2012), Cademartori (2006), Carvalhal (2006), Cunha (2003), Colomer (2012), Coelho (2012), Hutcheon (2011), Zilberman (2014), Vergueiro e Ramos (2019), dentre outros, verificamos que o diálogo entre as narrativas clássicas e os quadrinhos ressignifica a experiência da leitura das histórias que compõem nosso imaginário.
Descrição: SANTOS, G. O. dos. Adaptações da narrativa clássica em Turma da Mônica e Contos da Carochinha. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25024
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabrielle Oliveira dos SantosPDF - Gabrielle Oliveira dos Santos1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito494.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.