Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25025
Título: A apropriação do letramento acadêmico entre graduandos da UEPB - Campus III
Autor(es): Xavier, Jéssica de Souza
Palavras-chave: Letramento acadêmico
Leitura e escrita científicas
Gêneros acadêmicos
Data do documento: 6-Out-2021
Resumo: O presente trabalho busca discutir sobre o processo de apropriação do letramento acadêmico entre os graduandos de Letras e Pedagogia do campus III da UEPB-Guarabira PB nos períodos iniciais do curso. Nessa perspectiva, nosso objetivo principal consiste em investigar de que forma essa apropriação acontece e quais as principais dificuldades que os alunos enfrentam no início da graduação quanto ao desenvolvimento das competências de leitura e escrita científicas. Dessa forma, destacamos como objetivos específicos: a) discutir sobre a perspectiva do letramento no aspecto geral e de forma mais delimitada sobre o letramento acadêmico; b) analisar as principais dificuldades e os desafios que os alunos recém chegados à universidade enfrentam para desenvolverem o letramento acadêmico ao longo da graduação; c) apontar, a partir dos resultados da nossa pesquisa, de que forma alunos de Letras e Pedagogia, especialmente, conseguem se apropriar ao longo do curso de todo esse processo de letramento acadêmico. É oportuno destacar que o objeto de estudo dessa pesquisa teve como principal motivação a minha experiência pessoal2 enquanto graduanda de Letras da UEPB-Guarabira PB. E para realização da investigação desse estudo, adotamos uma abordagem de cunho qualitativo, pois estamos analisando e explicando um fenômeno e suas possíveis causas. Esse estudo também traz características da abordagem quantitativa, pois, a partir dos resultados por meio de porcentagem (dados, números), pudemos analisar as principais causas citadas pelos nossos colaboradores. Sendo assim, utilizamos como instrumento para a geração de dados um questionário contendo seis questões, por meio das quais pudemos evidenciar, em seus resultados, o que discutimos ao longo do trabalho mediante as contribuições de autores como: Kleiman (1995, 2005, 2007), Soares (2010), Rojo (2009), Nascimento; Araújo; Bezerra (s/d), Carlino (2003) dentre outros. Os resultados do nosso estudo sinalizam que há, de fato, uma necessidade de sistematização do ensino do letramento acadêmico para os graduandos nos períodos iniciais, visto que são inúmeras as dificuldades e conflitos enfrentados nesse contexto específico de produção científica.
Descrição: XAVIER, J. de S. A apropriação do letramento acadêmico entre graduandos da UEPB - Campus III. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25025
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica de Souza XavierPDF - Jéssica de Souza Xavier2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito612.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.