Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25037
Título: | Valorização da variação linguística e da cultura nordestina: uma proposta de intervenção a partir da literatura de Jessier Quirino |
Autor(es): | Silva, Manuella Karen Targino da |
Palavras-chave: | Variação linguística Ensino de língua Jessier Quirino Poesia matuta |
Data do documento: | 6-Out-2021 |
Resumo: | O presente trabalho traz uma propositura de ensino da variação linguística contextualizada na literatura matuta de Jessier Quirino. Para tanto, se debruça sobre a variação linguística, objeto de estudo da Sociolinguística variacionista, que se traduz em conhecimento das práticas de linguagem no ensino de Língua Portuguesa e elo que interliga os elementos: língua, sociedade e comunicação. Por essa perspectiva, delineamos como objetivo principal apresentar uma proposta de intervenção didática voltada para aulas de Língua Portuguesa (LP), que tenha como objeto de conhecimento a variação linguística a partir da obra do poeta Jessier Quirino. Como objetivos específicos pretendemos: i) discutir sobre a dinamicidade variacional da língua e as principais causas do desprestígio linguístico; ii) incentivar a prática da leitura e a valorização da variação regional nordestina através dos poemas de Jessier Quirino, já que retratam a língua, elementos e costumes da nossa cultura; iii) colaborar com a didática de professores de LP, no que concerne ao ensino e a valorização da variação linguística e na desconstrução do preconceito linguístico. Nosso trabalho se justifica pela intenção de um ensino mais significativo e receptivo no tocante à variação linguística, através da inserção da literatura matuta do escritor paraibano Jessier Quirino, como instrumento de representação de variantes linguísticas do Nordeste brasileiro. Com o intuito de instigar o resgate e a apreciação de elementos da cultura nordestina, sobretudo os falares do povo dessa região, sua obra pode contribuir para a desconstrução do preconceito linguístico, promovendo assim, um processo de ensino/aprendizagem que acata os contextos e as situações sociocomunicativas da língua, efetivadas através da escrita e da oralidade. Nossa discussão está fundamentada à luz dos postulados de Cezario e Votre (2008), Bagno (2006, 2007, 2013), Bortoni-Ricardo (2004), entre outros. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, tem sua relevância no âmbito do ensino de Língua Portuguesa ao apresentar em sua metodologia uma proposta pedagógica, com vias à intervenção, que pode ser utilizada, ou até mesmo reconfigurada, caso seja necessário, por professores da área, pois ela propõe atividades enriquecedoras de identificação, compreensão e valorização do fenômeno da variação linguística, tendo como base a escrita de Jessier Quirino. |
Descrição: | SILVA, M. K. T. da. Valorização da variação linguística e da cultura nordestina: uma proposta de intervenção a partir da literatura de Jessier Quirino. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25037 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Manuella Karen Targino da Silva | PDF - Manuella Karen Targino da Silva | 571.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 789.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.