Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2506
Título: A literatura e a sala de aula: um conto de Lygia Fagundes Telles no ensino fundamental
Autor(es): Nunes, Andreilza Barbosa
Palavras-chave: Literatura
Conto
Leitor
Letramento literário
Ensino fundamental
Sala de aula
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é destacar a importância de se trabalhar com o conto na sala de aula, tendo em vista formar leitores-debatedores que, ao ler uma obra literária, consigam descobrir suas nuanças e fazer suas próprias inferências. Sabemos que a ordem de prioridades do currículo na educação básica no Brasil ainda não instrumentaliza adequadamente a formação de leitores de literatura. Torna-se necessária, desta forma, uma mudança de atitude do aluno e principalmente do professor diante do texto literário. Nesse sentido, acreditamos ser possível trabalhar o texto literário no ensino fundamental abordando obras cuja temática e linguagem estejam mais próximas das experiências dos jovens leitores. Com base no conceito de letramento literário, analisamos em sala de aula juntamente com os alunos do 8 o Ano de uma escola pública do município de Fagundes/PB durante o segundo bimestre de 2009, o conto "Venha ver o por do sol", de Lygia Fagundes Telles, integrante da coletânea Venha ver o por do sol e outros contos (1987). O texto selecionado apresenta temáticas comuns ao universo das experiências e do conhecimento de mundo dos educandos, tais como amor, traição, intriga, família, morte, tratamento dado à mulher, dentre outras. Neste esforço de análise e interpretação procuramos apontar possibilidades de leitura capazes de suscitar discussões em sala de aula que permitissem aos alunos lançar um novo olhar para a literatura.
Descrição: Nunes, A. B. A literatura e a sala de aula: um conto de Lygia Fagundes Telles no ensino fundamental. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2506
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreilza Barbosa Nunes.pdfAndreilza Barbosa Nunes3.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.