Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25070
Título: As condições de trabalho do agente comunitário de saúde no contexto da pandemia da COVID-19: uma revisão integrativa
Autor(es): Silva, Ana Caroline dos Santos
Palavras-chave: Agentes Comunitários de Saúde
Condições de trabalho
COVID-19
Data do documento: 3-Mai-2021
Resumo: Com objetivo de analisar as condições de trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no enfrentamento da pandemia da COVID-19 foi realizada uma revisão integrativa de literatura nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Portal de Periódicos CAPES/MEC, adicionalmente com as páginas da Internet da Fundação Oswaldo Cruz e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Observou-se as condições de trabalho do ACS no período de enfrentamento da pandemia da COVID19 e como essas condições interferem na realização de suas funções, assim, pode-se identificar que as condições de trabalho aos quais os ACS’s estão expostos no contexto da pandemia da COVID-19 são a reorganização do trabalho; disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) insuficientes e de qualidade insatisfatória; déficit na formação adequada em educação em saúde a respeito da pandemia da COVID-19; rejeição da população quanto ao seu trabalho e suas orientações; prestação de serviços em áreas insalubres; ocasionamento de desgaste psíquico e sofrimento emocional; e desvalorização da classe. Concluiu-se assim, que a pandemia da COVID-19 trouxe a reorganização do processo de trabalho, e para que os ACS’s continuem desenvolvendo suas atividades de maneira segura, deve-se garantir condições dignas de trabalho, capacitação adequada, evidenciando a preocupação na continuidade dos cuidados prestados à população.
Descrição: SILVA, Ana Caroline dos Santos. As condições de trabalho do agente comunitário de saúde no contexto da pandemia da COVID-19: uma revisão integrativa. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25070
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Caroline dos Santos SilvaPDF - Ana Caroline dos Santos Silva599.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito63.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.