Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25071
Título: | Educação em neurociência da dor para pacientes com dor lombar crônica: uma revisão integrativa da literatura |
Autor(es): | Santos, Mary Jennyfer Castro dos |
Palavras-chave: | Dor lombar crônica Dor lombar Educação em neurociência da dor |
Data do documento: | 30-Abr-2021 |
Resumo: | A dor lombar crônica é definida como dor lombar com duração maior de 3 meses, sendo uma das principais causas de absenteísmo, incapacidade e gastos com a saúde. É uma condição altamente prevalente e que afeta negativamente a saúde física e mental dos pacientes. Novas abordagens terapêuticas baseadas na educação em neurociência da dor mostram capacidade promissora para melhorar a dor e incapacidade em pacientes com dor lombar. A educação em neurociência da dor é um recurso terapêutico que objetiva proporcionar conhecimento adequado aos pacientes sobre como suas dores são produzidas e, a partir desse conhecimento, suas atitudes, comportamentos, escolhas de tratamento e estilo de vida podem ser modificados. Objetivo: Investigar na literatura os benefícios da educação em neurociência da dor no tratamento de pacientes com dor lombar crônica. Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura de estudos publicados nos últimos 5 anos, nas bases de dados EMBASE, PEDro, BVS, CAPES, Web of Science e PubMed. Os descritores e palavras-chave utilizadas foram: low back pain, back pain, chronic pain, neuroscience, pain education, pain neuroscience education e neuroscience education. Resultados: Os seis estudos incluídos foram ensaios clínicos randomizados que avaliaram a educação em neurociência da dor de forma isolada ou combinada com outras terapias e mostraram resultados significativos para os grupos experimentais quanto a redução da incapacidade, da intensidade da dor, catastrofização e cinesiofobia. Conclusão: Pode-se concluir que a educação em neurociência da dor pode ser um bom recurso coadjuvante no manejo de pacientes com dor lombar crônica. Palavras-Chaves: Educação em dor. Dor lombar crônica. Educação em neurociência da dor. Dor lombar. |
Descrição: | SANTOS, Mary Jennyfer Castro dos Santos. Educação em neurociência da dor para pacientes com dor lombar crônica: uma revisão integrativa da literatura. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25071 |
Aparece nas coleções: | 14 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mary Jennyfer Castro dos Santos | PDF - Mary Jennyfer Castro dos Santos | 410.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 86.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.