Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25085
Título: Aulas remotas: um estudo exploratório na comunidade de Zumbi - Alagoa Grande/PB
Autor(es): Sales, Maria Caruline Ferreira de
Palavras-chave: Covid-19
Educação remota
Escola pública
Data do documento: 1-Set-2021
Resumo: O referido artigo é resultado de uma pesquisa na EMEIF Cândido Régis de Brito na comunidade de Zumbi, do município de Alagoa Grande na Paraíba. Propõe-se a discutir o contexto atual em que a pandemia do coronavírus afetou a educação do país e provocou inúmeros desafios nas escolas públicas e, mais especificamente, para os alunos pobres. Provocou ainda grandes desafios para os professores que, sem o domínio da tecnologia, precisaram se adaptar em tempo recorde à realidade virtual para pôr em prática aulas remotas ou híbridas. Neste trabalho busca-se analisar as adequações realizadas no sistema de ensino do município citado e como estas adequações foram enfrentadas por professores, alunos e pais da escola escolhida. Para tanto, foi aplicado um questionário virtual direcionado a um grupo de pais, alunos e professores da escola, cujos resultados foram transformados em gráficos e analisados individualmente. Os resultados obtidos apontam que as aulas remotas, nos moldes em que foram desenvolvidas, são excludentes, não garantem a aprendizagem dos alunos, perdem em termos de qualidade e dificultam o acesso. Assim, é possível afirmar que após esse longo período de aulas remotas, o sistema educacional analisado terá um grande desafio após pandemia para reparar as perdas dos alunos.
Descrição: SALES, M. C. F. de. Aulas remotas: um estudo exploratório na comunidade de Zumbi - Alagoa Grande/PB. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25085
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Caruline Ferreira de SalesPDF - Maria Caruline Ferreira de Sales886.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito282.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.