Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25086
Título: eSocial: benefícios e desafios identificados pelos profissionais contábeis da cidade de Monteiro-PB em relação à sua implantação e operacionalização
Autor(es): Silva, Marizete Cordeiro da
Palavras-chave: Escrituração contábil
eSocial
Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
Data do documento: 15-Out-2021
Resumo: Este estudo apresenta informações sobre o eSocial, como programa integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que vem ganhando cada vez mais espaços nas empresas no Brasil, por ser uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal para auxiliar no trabalho do profissional contábil para tratar e disponibilizar informações sobre a empresa, relacionada a escrituração contábil, de forma digital, rápida e em tempo real. O objetivo geral desta pesquisa foi verificar quais são os benefícios e desafios identificados pelos profissionais contábeis da cidade de Monteiro-PB em relação à implantação e operacionalização do eSocial. Foi aplicada a metodologia de pesquisa qualitativa, o universo da pesquisa foi formado por todos os escritórios contábeis na referida cidade. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário aberto utilizando a ferramenta google forms, e por envio de link foi entregue pelo aplicativo social whatsapp aos participantes. Constatou-se nos resultados como se tinha o objetivo de verificar os benefícios e desafios que a maioria dos respondentes trouxe respostas diferentes de ambas as situações. Entre os benefícios são: as informações repassadas de forma rápida; o acesso as informações enviadas; a unificação das informações. E em relação aos desafios temos: a ampliação das funcionalidades, lidar com a adequação dos clientes por causa dos prazos e ter que transmitir a folha de pagamento quando o sistema está muito instável.
Descrição: SILVA, M. C. eSocial: benefícios e desafios identificados pelos profissionais contábeis da cidade de Monteiro-PB em relação à sua implantação e operacionalização. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25086
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marizete Cordeiro da Silva.pdfPDF - Marizete Cordeiro da Silva435.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito664.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.