Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2509
Título: Perspectivas da literatura gay: um olhar a partir de teses de doutorado
Autor(es): Nascimento, Gizelda Ferreira do
Palavras-chave: Literatura gay
Representação gay
Problematização política
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: A partir das três últimas décadas do século XX, os estudos gays começam a ganhar visibilidade no meio acadêmico, com isso, surgem trabalhos que trazem para a discussão e tentam traçar o percurso histórico da literatura gay no Brasil. O presente trabalho teve início com uma pesquisa realizada no PIBIC/UEPB, intitulada “História da Literatura Gay no Brasil”, coordenada pelo professor Antonio de Pádua Dias da Silva, que consistia em catalogar teses de doutorado que abordassem, problematizassem e refletissem a literatura gay. Ao final da pesquisa, foram encontradas 129 teses de doutorado que abordavam o sujeito gay como tema central. Sendo que dessas teses, 13 se destacaram por trazer como tema central a literatura gay. O objetivo deste artigo é analisar como a literatura gay foi representada nessas teses de doutorado, percebendo quais autores/obras são mais representativos dessa literatura, bem como se há uma problematização política ou social na constituição de personagens gays presentes nas obras literárias. Como a quantidade de páginas de uma tese é consideravelmente volumosa, sendo o tempo curto para analisá-las, apenas os resumos das mesmas, foram objeto de estudo deste trabalho.
Descrição: Nascimento, G. F. do. Perspectivas da literatura gay: um olhar a partir de teses de doutorado. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2509
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gizelda Ferreira do Nascimento.pdfGizelda Ferreira do Nascimento411.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.