Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25091
Título: Estratégias narrativas via álibi no romance policial Os crimes ABC, de Agatha Christie
Autor(es): Mélo, Ana Valéria Souza de
Palavras-chave: Os crimes ABC
Estratégias narrativas
Personagens
Romance policial
Data do documento: 5-Out-2021
Resumo: Este artigo tem como objetivo explorar as estratégias narrativas através do personagem e álibi no romance policial Os crimes ABC, a fim de explorar os elementos que constroem o suspense na história. Para tanto, é necessário discutir os componentes que caracterizam a obra como de suspense a partir da coleta de material teórico sobre o tema, assim como analisar os fatores que colaboram para que o mistério se conserve no decorrer da narrativa e investigar o processo de escrita da autora apontando quais os efeitos desse método dentro da narrativa. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, fundamentada através de Highsmith (2014), Klismith (2014), Piglia (2004), entre outros. Diante disso, constata-se que a autora faz uso de uma série de técnicas para alcançar os objetivos desejados, também que os personagens são parte da originalidade do romance, e, por fim, como as estruturas colaboram para a efetivação do efeito, o que impõe a constatação de que os processos narrativos empregados na novella de Christie faz parte de um conjunto de técnicas que produzem o suspense e consequentemente a surpresa.
Descrição: MÉLO, A. V. S. de. Estratégias narrativas via álibi no romance policial Os crimes ABC, de Agatha Christie. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25091
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Valéria Souza de MéloPDF - Ana Valéria Souza de Mélo557.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito201.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.