Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25092
Título: A representação feminina de Lia em As meninas, de Lygia Fagundes Telles
Autor(es): Silva, Juliene Francelino da
Palavras-chave: Figura Feminina
Regime ditatorial
Lia
Romance
Data do documento: 27-Set-2021
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é analisar a representação feminina mediante os dramas pessoais e sociopolíticos enfrentados pela personagem Lia de Melo Schultz, no romance As Meninas, de Lygia Fagundes Telles. A relevância dessa pesquisa sobrevém das possibilidades de reflexão diante dos dilemas enfrentados pela personagem, bem como o reconhecimento da opressão às mulheres imposta pelo patriarcado na época. Como referencial teórico para essa pesquisa tomamos por base os estudos de Forster (2005) que tratará dos aspectos referentes ao romance, Candido (2014) para pontuar sobre a personagem de ficção e a personagem do romance, Gancho (1995) para analisar estruturalmente a narrativa e, por fim, Brandão (2004), Zolin (2009) e Colling (2015) para tratar da presença feminina, na escrita e na literatura, como também da luta feminina contra a ditadura. A fim de evidenciar as problemáticas e obter os resultados da pesquisa, realizamos uma investigação bibliográfica, de cunho qualitativo e de caráter descritivo/interpretativo/explicativo, desenvolvida através das falas e posicionamentos da personagem Lia.
Descrição: SILVA, J. F. da. A Representação feminina de Lia em As Meninas, de Lygia Fagundes Telles. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25092
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JULIENE FRANCELINO DA SILVA.pdfPDF - Juliene Francelino da Silva366.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito704.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.