Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25099
Título: A utilização de ficção científica no ensino de física: uma investigação das alternativas de transposição para sala de aula, de suas possibilidades e limitações.
Autor(es): Neves, Sabrina Alves
Palavras-chave: Ensino de Física
Ficção Científica
Proposta Didática
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: Por meio do presente trabalho buscou realizar um estudo de caso com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública e integral com ensino (remoto) na cidade de Araruna-PB, visando a utilização da ficção científica, em especial a série “The Flash”, como estratégia ao ensino de Física. Através do uso deste recurso buscou demostrar como a utilização de um instrumento cinematográfico, voltado para ficção científica, é capaz de despertar o interesse e estímulo nos estudantes para a disciplina de Física, podendo auxiliar o processo do ensino e aprendizagem nesta perspectiva, quando se há um uso de maneira planejada e direcionada. A pesquisa ocorreu no período de quatro encontros consecutivos, em que foi elaborada uma sequência didática previamente planejada, onde tivemos uso de dois questionários, no qual aplicamos um com objetivo de investigar o conhecimento antecedente dos alunos sobre os conteúdos que foram abordados e o outro para avaliar o uso do instrumento de ficção cientifica, além de analisar se trouxeram resultados positivos ou não. Utilizamos, também, alguns trechos de episódios da série mencionada, em prol da busca da interatividade e desempenhos dos estudantes na sua aprendizagem. De acordo com os dados obtidos, foi possível perceber que os discentes aceitaram muito bem o uso da ferramenta utilizada, a qual se mostrou eficiente em proporcionar estímulo e interesse aos alunos com a disciplina de Física.
Descrição: NEVES, Sabrina Alves. A utilização de ficção científica no Ensino de Física: uma investigação das alternativas de transposição para sala de aula, de suas possibilidades e limitações. 2021. 28f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação de Licenciatura em Física)-Universidade Estadual da Paraíba, Araruna,2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25099
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Sabrina Alves Neves.pdfPDF- Sabrina Alves Neves391.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de deposito.pdfTermo de Depósito83.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.