Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25110
Título: A importância da prática de ginástica rítmica para o desenvolvimento motor infantil
Autor(es): Nascimento, Jéssica Guedes do
Palavras-chave: Educação Física
Desenvolvimento motor
Ginástica rítmica
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: A iniciação no esporte Ginástica Rítmica se dá na faixa etária dos 4 anos de idade. Logo, é sabido que esta é uma fase em que a criança está em desenvolvimento motor, e, no decorrer deste estudo, iremos analisar e discorrer sobre os benefícios que a prática da GR traz para este desenvolvimento de acordo com a faixa etária. É de nosso conhecimento que a atividade motora é de grande importância no desenvolvimento integral da criança. Por meio dela a criança desenvolve consciência de si mesma e do mundo exterior. Na iniciação da prática da GR, a ludicidade deve ser um fator de extrema importância, a fim de que as crianças participem ativamente do esporte a partir de brincadeiras, tendo a exploração da motricidade, desenvolvendo a mesma através de aparelhos pedagógicos adaptados, através de música, expressões e movimentos básicos do esporte, para que aos poucos se familiarizem com o meio e adquiram melhorias significativas na coordenação motora. O presente estudo remete a análise de 6 artigos, sendo 4 pesquisas de campo e 2 pesquisas descritivas. Após feito um estudo minucioso dos artigos, foi observado que a prática da Ginástica Rítmica contribui de forma positiva no desenvolvimento motor infantil, uma vez que os resultados apontam uma diferença significativa no desenvolvimento das praticantes da modalidade, tanto nas habilidades locomotoras quanto nas habilidades de controle de objetos, interação social, físicas e motoras.
Descrição: Nascimento, Jéssica Guedes do. A importância da prática de Ginástica Rítmica para o desenvolvimento motor infantil. 2020. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25110
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Guedes do NascimentoPDF - Jéssica Guedes do Nascimento619.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito70.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.