Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25114
Título: Educação em saúde como estratégia de prevenção do câncer de mama: Um relato de experiência
Autor(es): Barbosa, Géssica Maria
Palavras-chave: Saúde da Mulher
Neoplasias de Mama
Educação em Saúde
Data do documento: 10-Mai-2021
Resumo: Introdução: O câncer de mama é uma neoplasia causada pela multiplicação desordenada de células da mama, esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Existem vários tipos de neoplasias de mama por isso a doença pode evoluir de diferentes formas, alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se relacionam com as características próprias de cada tumor. Métodos: Este trabalho tem o objetivo de relatar as ações desenvolvidas na prevenção do câncer de mama na atenção primária em saúde. Trata-se de um Relato de Experiência, do tipo descritivo, embasado em atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado em Atenção Primária em Saúde, do Departamento de Enfermagem, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB; em uma Unidade Básica de Saúde da Família, no Município de Campina Grande - PB, no mês de outubro de 2018, onde foram realizadas ações educativas e consultas de Enfermagem, com enfoque na prevenção ao câncer de mama. Resultados: Os resultados foram obtidos através da consulta de enfermagem, do diálogo com as mulheres e das ações educativas realizadas, houve uma aceitação significativa por parte das usuárias, no que se refere à temática sobre o Câncer de Mama, com ênfase no processo de realização e da importância do exame. Conclusão: Destacamos a importância da Educação em Saúde, que serve de orientação para alguns aspectos, como aceitação e impressões negativas por parte das mulheres, com relação à temática e atuação da/o enfermeira/o, na realização do exame clínico das mamas, que é imprescindível para detecção precoce da neoplasia.
Descrição: BARBOSA, G. M. Educação em saúde como estratégia de prevenção do câncer de mama: Um relato de experiência. 2021. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25114
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Géssica Maria BarbosaPDF - Géssica Maria Barbosa356.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito139.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.