Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25117
Título: Atenção farmacêutica no tratamento homeopático
Autor(es): Lima, Diego de Oliveira
Palavras-chave: Homeopatia
Medicina Integrativa
Farmacêutica
Farmacologia
Atuação profissional
Data do documento: 20-Mai-2021
Resumo: A homeopatia é um método terapêutico fundamentado em princípios vitalistas, baseando-se no tratamento do indivíduo como um todo na origem da doença e não só seus sintomas, combatendo por meio da semelhança dos sintomas do doente. Trata-se de um método terapêutico onde o semelhante cura-se com o semelhante, “SIMILIA SIMILIBUS CURANTUR”, ou seja, “toda substância que, em dose ponderável é capaz de provocar, no indivíduo são, um quadro sintomático dado, pode também fazer desaparecer sintomas semelhantes, no individuo doente, se prescrita em pequenas doses”. Adotada no Brasil como prática integrativa complementar pela Portaria nº 971, de 2006, que trata da Política Nacional de Práticas integrativas e complementares (PNPIC). O farmacêutico, como profissional da saúde e prestador da atenção farmacêutica, tem papel fundamental na orientação e no aconselhamento do paciente, evitando o uso irracional de medicamento. Além disso, cabe ao farmacêutico a função de produzir o medicamento homeopático, sendo realizado por meio de uma técnica especial, denominada dinamização, essa técnica libera as propriedades medicinais da substância original, além de que permite diminuir os efeitos tóxicos da substância original e aumentar seu potencial curativo. o objetivo desse trabalho foi realizar um estudo de revisão narrativa da literatura cientifica, sobre a atenção farmacêutica relacionada ao tratamento homeopático. Através desta revisão, foi possível identificar as atribuições que são conferidas ao farmacêutico na homeopatia, evidenciando a importância que o profissional tem na terapêutica homeopática. Além disso, a homeopatia representa uma área de importante atuação para o farmacêutico, diante de todas as oportunidades, visando prestar a assistência farmacêutica, acompanhamento farmacoterapêutico e a farmacotécnica.
Descrição: LIMA, D. de O. Atenção farmacêutica no tratamento homeopático. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25117
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego de Oliveira LimaPDF - Diego de Oliveira Lima461.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito71.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.