Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25119
Título: O ensino de libras como L2 para ouvintes utilizando a literatura surda: um relato de experiência
Autor(es): Santos, Sueli Fernandes dos
Palavras-chave: Literatura
Libras
Discentes ouvintes
Data do documento: 25-Mai-2021
Resumo: A presente pesquisa versará sobre o ensino de Libras por meio da Literatura Visual para discentes ouvintes do ensino superior, dando ênfase aos artefatos culturais existentes na comunidade surda. Trata-se de um relato de experiência acerca da utilização da Literatura Visual a partir do conto em Libras “As três porquinhas Surdas”, obra adaptada e traduzida no curso de extensão de Libras da UEPB Campus III, como o objetivo de favorecer a aprendizagem da Libras enquanto L2 dos alunos ouvintes. Dessa maneira, a pesquisa é de abordagem qualitativa e traz para discussão os relatos e as percepções da aluna do curso de Letras – Português, participante do curso de extensão acerca desse processo. A pesquisa tem como base a investigação bibliográfica, tendo como aporte teórico as concepções de diversos autores que dialogam com a temática, entre eles: KARNOPP (2008), STROBEL (2008), PEIXOTO (2018), CAMPELLO (2008), GESSER (2009), FERNANDES (2011) entre outros. A partir da experiência relatada em torno do contato com o conto “As três Porquinhas Surdas” e da coleta bibliográfica foi constatado que é possível viabilizar o ensino de Libras para ouvintes, como L2, mediante o uso da Literatura Visual, pois percebeu-se que mediante o contato com a Literatura Visual os discentes ouvintes do ensino superior demonstraram interesse pelo o aprendizado da Libras, o reconhecimento da cultura da comunidade surda e a conscientização da importância da língua de sinais para que os surdos sejam inseridos no meio social.
Descrição: SANTOS, S. F. dos. O ensino de libras como L2 para ouvintes utilizando a literatura surda: um relato de experiência. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25119
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sueli Fernandes dos SantosPDF - Sueli Fernandes dos Santos920.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito197.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.