Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25124
Título: Diagnóstico sobre o uso das plantas medicinais na comunidade Xavier, município de Catolé do Rocha - PB
Autor(es): Silva, Maria Rayanne da
Palavras-chave: Espécies medicinais
Conhecimento popular
Fitoterápicos
Data do documento: 29-Set-2021
Resumo: As plantas medicinais são utilizadas desde os primórdios da humanidade devido as suas diversas funções farmacológicas e o conhecimento popular direcionada à estas plantas desperta o interesse científico. Desta forma, o objetivou-se realizar um diagnóstico sobre o conhecimento popular e a utilização de plantas medicinais na comunidade Xavier, localizado na zona rural de Catolé do Rocha-PB. Para tanto, realizou-se uma pesquisa (qualitativa), in loco, no período de maio a agosto de 2021, em uma amostra composta por cinco pessoas da referida comunidade, com idades variando entre a mínima de 27 e a máxima de 55 anos, de ambos os sexos. O trabalho foi desenvolvido pelos seguintes passos: Coleta de dados, Identificação das espécies, Processamento dos saberes tradicional e acadêmico e Organização dos conhecimentos. Todos os pesquisados relataram fazer uso e cultivo das plantas medicinais, dentre as seis espécies as mais citadas forram: a Hortelã (Mentha spicata L.) e a Malva (Malva sylvestris). Para 100% da amostra o conhecimento sobre as plantas medicinais foi transmitido pelos pais e avós, todos relataram possuir o costume de cultivar suas plantas medicinais. As plantas citadas são exóticas e as formas de preparo de uso continuo são o chá e o lambedor. Por fim, todos os participantes da pesquisa afirmaram não serem aptos para identificar cientificamente as plantas medicinais e 20% da amostra afirmou ter confiança em especialistas em fitoterápicos.
Descrição: SILVA, M. R. da. Diagnóstico sobre o uso das plantas medicinais na comunidade Xavier, município de Catolé do Rocha - PB. 2021. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25124
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC (M. Rayanne da Silva).pdfTermo_de_Deposito_TCC (M. Rayanne da Silva)69.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Maria Rayanne da Silva.pdfTCC - Maria Rayanne da Silva345.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.