Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2513
Título: Shrek: uma releitura da representação da mulher no conto midiático
Autor(es): Paz, Janaina Gonçalves da
Palavras-chave: Crítica Literária
Poesia
Literatura Brasileira
Literatura Chilena
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: Este trabalho visa a discursão sobre a representação da mulher nos contos de fadas modernos, especificamente no conto midiático Shrek. Para tal, fizemos um percurso histórico tendo como referência teórica alguns autores como Hans Cristian Andersen e Charles Perrault, que nos ajudam a compreender a forma como as mulheres eram percebidas na sociedade e quais as representações construídas a partir das concepções vigentes da época, sendo representadas quase sempre como pessoas obedientes, prendadas e dóceis, sendo caracterizadas por sua beleza física e/ou emocionais, passando sempre por desafios e sofrimentos, tendo como recompensa a salvação por um “príncipe encantado”, com o qual casavam e eram “felizes para sempre”. Em nossa análise tomamos a princesa Fiona, do conto midiático moderno Shrek,no qual há, até certo ponto, uma subversão de valores em relação aos contos tradicionais, uma vez que os padrões de beleza, as atitudes de passividade, docilidade ficam relativizados diante da possibilidade do amor que sente por um ogro, o qual se vê obrigada a escolher entre ficar” bela ou feia” para poder ter “seu ogro para sempre”, que não é um príncipe encantado, mas um ser desencantado.
Descrição: Paz, J. G. da. Shrek: uma releitura da representação da mulher no conto midiático. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2513
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaina Gonçalves da Paz.pdfJanaina Gonçalves da Paz559.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.