Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25133
Título: Contribuições da logoterapia e análise existencial no atendimento de plantão psicológico em Unidade Básica de Saúde: um relato de experiência
Autor(es): Serafim, Drielle Barbosa Leal
Palavras-chave: Logoterapia
Unidade Básica de Saúde
Plantão psicológico
Saúde Pública
Data do documento: 2-Mar-2021
Resumo: Considerando que cerca de 80% das demandas relacionadas à saúde do cidadão é responsabilidade da Atenção Básica e que uma parcela significativa apresenta alguma questão ligada ao sofrimento mental, torna-se indispensável o papel do psicólogo na manutenção da saúde populacional, trabalhando de forma multiprofissional. Com isso, este trabalho possui por objetivo evidenciar a importância do psicólogo na Unidade Básica de Saúde em forma de Plantão Psicológico, sendo este um serviço que proporciona ao usuário um espaço de escuta e acolhimento, colaborando no enfrentamento de dificuldades emergentes e contemplando a singularidade das demandas psicológicas, além de, acentuar a Logoterapia como abordagem necessária para amenizar o sofrimento da sociedade contemporânea com base nas demandas que surgiram no decorrer dos atendimentos oferecidos à comunidade, a partir da experiência adquirida em uma Unidade Básica de Saúde da Família. Os plantões ocorreram duas vezes por semana, entre os meses de Setembro à Novembro de 2019, contabilizando 17(dezessete) atendimentos, sendo destes 5(cinco) retornos, todas do sexo feminino com idades entre 8 e 70 anos. No tocante dos resultados, podemos destacar a ansiedade, tristeza, desânimo, problemas familiares, estresse e insônia como as principais queixas apresentadas nos atendimentos. A partir desses resultados, concluiu-se que a figura do psicólogo é de extrema importância para compor um cuidado íntegro e humanizado na Unidade Básica de Saúde, além de destacar a Logoterapia como abordagem indispensável para compreender as demandas que acometem os indivíduos na atualidade.
Descrição: SERAFIM, Drielle Barbosa Leal. Contribuições da logoterapia e análise existencial no atendimento de plantão psicológico em Unidade Básica de Saúde: um relato de experiência. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25133
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Drielle Barbosa Leal SerafimPDF - Drielle Barbosa Leal Serafim601.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito89.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.