Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25136
Título: Perfil de gestantes atendidas no pré-natal de alto risco de uma maternidade pública
Autor(es): Santos, Ellen Anielle Xavier dos
Palavras-chave: Obstetrícia
Cuidado pré-natal
Enfermagem obstétrica
Data do documento: 13-Mai-2021
Resumo: A segurança e a tranquilidade adquirida por meio da garantia de atendimento e o vínculo estabelecido entre a mulher e a equipe de saúde são um quesito importante para humanização da atenção e para adesão e a permanência das gestantes no serviço de atenção ao pré-natal. Idealmente todo o serviço de atenção pré-natal de baixo risco deveria priorizar os aspectos que o usuário deseja ver solucionado e dispor da possibilidade de referência para os casos de alto risco identificados. Neste contexto as complicações maternas como hipertensão arterial, abortamento, afecções perinatais, prematuridade e diabetes gestacional, associadas a não adoção de medidas protetoras no período perinatal como a consulta de pré-natal e o aleitamento materno na primeira hora, constituem ainda problemas significativos na saúde da mulher e da criança. Estudo descritivo, analítico, exploratório com abordagem quantitativa e delineamento transversal realizado durante o período de 2019/2020. É uma pesquisa documental com base na ficha perinatal ambulatorial das gestantes de alto risco que necessitem de interconsulta ou acompanhamento no setor de alto risco da maternidade. Objetivou-se traçar o perfil de gestantes atendidas no Pré Natal de Alto Risco, considerando os aspectos clínicos, obstétricos, antropométricos, socioeconômicos e emocionais. Realizada em uma Maternidade pública de Campina Grande-PB, com uma amostra de 600 gestantes cadastradas, utilizando-se critérios de inclusão e exclusão.Torna-se válido ressaltar que o estudo apresentou certas limitações, como a redução do tempo de coleta de dados, ausência de entrevistas com as pacientes e enfermeiras do pré natal de alto risco em virtude de protocolos de segurança a saúde estabelecidos por conta da pandemia de Covid-19 na maternidade. Essa pesquisa considerou fatores como, o histórico pessoal da gestante e seu passado obstétrico, bem como a conjuntura sociodemográfica e econômica, afim de conhecer os fatores de risco que possam interferir em sua saúde materno-fetal e assim direcionar a melhor assistência ao binômio. O estudo realizado nos permitiu aferir sobre aspectos importantes como a vulnerabilidade socioeconômica e condições clínicas das pacientes, bem como fatores que podem acarretar grandes riscos a saúde materno-fetal.
Descrição: SANTOS, Ellen Anielle Xavier dos. Perfil de gestantes atendidas no pré-natal de alto risco de uma maternidade pública. 2021. 56f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25136
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ellen Anielle Xavier dos SantosPDF - Ellen Anielle Xavier dos Santos4.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito59.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.