Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25137
Título: Triagem fitoquímica e estudos biológicos de apodanthera congestiflora e de Tacinga palmadora
Autor(es): Ramos, Ana Michelle Loiola
Palavras-chave: Citoxicidade
Atividade antimicrobiana
Fitoterápicos
Screening químico
Data do documento: 28-Ago-2018
Resumo: Tendo em vista a escassez de estudos com plantas nativas da caatinga, o objetivo desse trabalho é realizar a triagem fitoquímica e estudos biológicos preliminares da Apodanthera congestiflora e da Tacinga palmadora. Para tanto, é necessário realizar uma pesquisa com as frações dos extratos obtidos realizando o screening fitoquímico qualitativo, seguido dos ensaios: toxicológico com Artemia salina, Citotoxicidade por hemólise e atividade antimicrobianda in vitro. Diante disso, verifica-se que O screening qualitativo confirmou na A. confestiflora a presença de alcaloides, flavonoides, polissacarídeos e saponinas, enquanto o de T. palmadora confirmou a presença de alcaloides e triterpenos. O ensaio de atividade antimicrobiana A. congestiflora demostrou ausência de atividade contra cepas bacterianas e uma discreta atividade antifúngica frente C. albicans. A T. palmadora atestou uma boa atividade antifúngica. No teste toxicidade a T. palmadora apresentou toxicidade apenas na fase diclorometano, já a A. confestiflora apresentou toxicidade moderada. O que impõe a constatação de que A. congestiflora e T. palmadora demonstram ser espécies promissoras, por terem apresentado importantes atividades biológicas, concluindo que o trabalho realizado servirá não só como de modelo de estudo para outras espécies vegetais do mesmo gênero, assim como base de dados para estudos mais detalhados, a fim de no futuro ser utilizado para o desenvolvimento de um possível medicamento.
Descrição: RAMOS, A. M. L. Triagem fitoquímica e estudos biológicos de Apodanthera congestiflora e de Tacinga palmadora. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25137
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Michelle Loiola RamosPDF - Ana Michelle Loiola Ramos2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito773.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.