Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25139
Título: Aplicação das ferramentas da qualidade para melhoria contínua: Estudo de caso em uma indústria de laticínios
Autor(es): Matias, Pedro Henrique Trigueiro
Palavras-chave: Ferramentas da qualidade
Planejamento estratégico
Indústria de laticínio
Gestão da qualidade
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: O mercado de laticínios é um importante setor comercial do nosso país, além de gerar renda é responsável por produzir alimentos ricos em vitaminas e nutrientes que são fundamentais à alimentação humana. Trata-se de um segmento de mercado extremamente competitivo, ainda mais ao considerar o cenário dos pequenos produtores. Desta maneira, a melhoria contínua pode ser proporcionada diante de uma gestão da qualidade, visto a necessidade atual da satisfação dos clientes e mesmo a superação das suas expectativas. E, as ferramentas da qualidade constituem em um importante suporte. Essas ferramentas possibilitam detectar, identificar, medir, e analisar os fluxos dos processos, e com isso propor de soluções aos gargalos, além de auxiliar os gestores na otimização do processo. Assim, a presente pesquisa almeja a impulsionar a qualidade em uma pequena indústria de laticínios diante do uso das ferramentas da qualidade. As ferramentas utilizadas foram: fluxograma, ficha de verificação, diagrama de Pareto, e diagrama de Ishikawa. Foi realizado um estudo de caso, onde através de uma série de entrevistas não estruturadas, foi possível identificar vários obstáculos presentes na empresa em questão, e com isso foi possível direcionar o gestor para a resolução destes problemas. Diante dos resultados obtidos e mediante a uma perspectiva de gerenciamento foi aplicado o 5W1H para compor um plano de ação para a melhoria da qualidade. De um modo geral, a presente aplicação auxiliou no monitoramento dos processos, diminuindo os defeitos do produto e, portanto, aumentando a produtividade, diante da redução do retrabalho e maior garantia de qualidade, seja no produto e no processo.
Descrição: MATIAS, Pedro Henrique Trigueiro. Aplicação das ferramentas da qualidade para melhoria contínua: Estudo de caso em uma indústria de laticínios. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) -Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas , Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25139
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Henrique Trigueiro Matias.pdfPDF - Pedro Henrique Trigueiro Matias1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito.pdfTermo de depósito113.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.