Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2515
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Hozanilda Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-22T18:51:21Z | - |
dc.date.available | 2013-11-22T18:51:21Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.412 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2515 | - |
dc.description | Santos, H. A. Concepções de escrita: um olhar sobre o livro didático de português. 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Entendendo as práticas sociais como modos heterogêneos de se promover interação através da linguagem, é possível afirmar que a escrita, inserida nesse meio, também assumirá papéis diferentes, dependendo, assim, dos eventos comunicativos em jogo. A concepção de escrita, defendida nesse trabalho, é a que entende esta modalidade da língua como uma atividade de linguagem socialmente construída e que possui finalidades específicas no âmbito da comunicação humana. Nesse sentido, o presente estudo, oriundo de pesquisa documental, tem como finalidade realizar uma análise do livro didático de português intitulado: “: “Língua Portuguesa”, 4º ano, das autoras Ana Trinconi Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi, publicado pela Editora Ática no ano de 2011. O objetivo geral da pesquisa foi identificar que concepção de escrita está subjacente nos enunciados das propostas de produção textual do referido livro didático. No que se refere aos objetivos específicos destacamos: analisar os enunciados das propostas de produção textual em relação ao gênero solicitado e à sua circulação social e contribuir com o ensino de escrita cada vez mais vinculado à concepção sociointeracionista de língua. Os resultados apontam que, se tratando das concepções de escrita, identificamos uma aproximação deste documento – o livro didático analisado, da concepção de processo, concepção que entende a escrita como trabalho e vinculada às práticas sociais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Manassés Morais Xavier | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Material de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.title | Concepções de escrita: um olhar sobre o livro didático de português | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Hozanilda Araújo Santos.pdf | Hozanilda Araújo Santos | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.