Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25172
Título: Concepções dos Futuros Professores de Química Acerca do Trabalho com as TDICS em Tempos de Pandemia
Autor(es): Lira, Raffael Azevedo Guimarães
Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial - ERE
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs
Ensino de Química
Data do documento: 24-Mai-2021
Resumo: Com o surgimento da pandemia da COVID-19, o isolamento social surgiu como um instrumento mais viável no combate à contaminação da população, ocasionando uma mudança significativa em diversas áreas da sociedade, como a educação. Houve a necessidade de uma mudança nos espaços educacionais visando a continuidade do processo educacional de forma segura. Neste contexto, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi uma alternativa para a continuidade dos processos educacionais em meio a pandemia com a finalidade de não prejudicar os alunos. Diante desta situação, este trabalho tem como objetivo investigar as concepções dos Licenciandos em Química da UEPB assumem em relação ao trabalho com as TDIC’s no Ensino de Química em tempos de pandemia. Para fins de coletas de dados, foi aplicado um questionário para 20 alunos de Licenciatura em Química do 3° ao 8° período, abordando suas concepções acerca da utilização das TDIC’s no (ERE), destacando a compreensão do conceito do (ERE), limitações e desafios desta modalidade de ensino, assim como o levantamento das TDIC’s utilizadas por eles. A partir dos resultados foi possível observar que os Licenciandos tem recebido uma formação adequada no que se refere aos recursos tecnológicos, que possibilite sua atuação no (ERE) de Química, pois, cerca de 85% desses Licenciandos consideraram ter condições de atuarem no (ERE) devido a boa formação adquirida na graduação. 100% dos participantes da pesquisa acreditam que existem desafios no Ensino de Química de forma remota, destacando a dificuldade de aprendizagem dos alunos nesse período de pandemia, indicando a necessidade de discussões que abordem o planejamento das aulas para que as TDIC’s contribuam com uma aprendizagem significativa.
Descrição: LIRA, Raffael Azevedo Guimarães. Concepções dos Futuros Professores de Química Acerca do Trabalho com as TDICs em Tempos de Pandemia. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25172
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raffael Azevedo Guimarães LiraPDF - Raffael Azevedo Guimarães Lira609.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito308.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.