Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25173
Título: Uma análise do feminino na psicanálise: da mulher como continente obscuro ao gozo feminino
Autor(es): Silva, Ana Carolina Rodrigues da
Palavras-chave: Psicanálise
Sexualidade feminina
Complexo de Édipo
Data do documento: 31-Mai-2021
Resumo: O seguinte artigo tem como objetivo fazer uma análise dos avanços teóricos sobre a mulher, o feminino e a feminilidade no campo psicanalítico para pensar a questão do feminino na atualidade. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica com vistas a descrever e discutir o desenvolvimento deste assunto pela perspectiva teórica e contextual da psicanálise de orientação freudiana e lacaniana. Portanto, foram utilizados os principais artigos de Freud e Seminários de Lacan sobre o tema, além de outros autores que escrevem sobre o feminino nesta área. Ao longo da discussão, foi realizada uma comparação sobre o que é a mulher em Freud e Lacan. Por pensar a sexualidade feminina como um desdobramento da sexualidade masculina, a mulher aparece como um “continente obscuro” na obra freudiana. Assim, ele deixa em aberto a questão do feminino para ser elaborada na posteridade. Ao retomar a questão deixada por Freud, Lacan avançou na teorização da sexualidade feminina e formalizou uma lógica própria ao feminino. Sem excluir a importância do falo para a constituição do sujeito, ele introduziu as fórmulas da sexuação para pensar a divisão sexual pelo viés das modalidades de gozo. Com isso, o lado mulher na sexuação foi formulado a partir da modalidade do gozo feminino, que é não-todo, referido ao falo. Para concluir, foram articuladas quais as saídas possíveis para as mulheres em Freud, Lacan e outros autores. Além disso, foi realizada uma breve reflexão sobre o que é a mulher hoje.
Descrição: SILVA, Ana Carolina Rodrigues da. Uma análise do feminino na psicanálise: da mulher como continente obscuro ao gozo feminino. Ano da defesa: 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25173
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carolina Rodrigues da SilvaPDF - Ana Carolina Rodrigues da Silva358.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito58.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.