Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2518
Título: A alegoria em Elomar: um olhar sobre a poética do sertão profundo
Autor(es): Paulino, Edvânia de Aguiar
Palavras-chave: Alegoria
Poética
Sertão
Cancioneiro popular
Cultura e religiosidade popular
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: A presente monografia visa a tecer considerações sobre o cancioneiro do poeta cantador Elomar Figueira Mello e seu processo de criação. Seu estilo sofisticado e seu modo de recriar a realidade nas composições permitem reconhece-lo entre os grandes poetas brasileiros da atualidade. Essa pesquisa tem por objetivo apresentar os elementos alegóricos que compõem o sertão nordestino na poesia elomariana, através da análise de alguns de seus poemas-canção presentes nos discos: Na Quadrada das Águas Perdidas(1978), Das Barrancas do Rio Gavião (1972) e Cartas Catingueiras (1983). O trabalho está dividido em dois capítulos:o primeiro trata do espaço sertanejo numa visão mais ampla e social do sertão, abordando aspectos históricos, culturais e religiosos. O segundo capítulo traz, essencialmente, o sertão elomariano e os recursos alegóricos utilizados pelo poeta, como o imaginário medieval, o intertexto bíblico, a linguagem tratada esteticamente e a atemporalidade que permeiam o universo ficcional apresentado. Para tanto, Holanda (2002), Galvão (1976), Williams (1989), Hall (1999) e Coelho (2004) apresentam apontamentos indispensáveis à discussão da matéria.
Descrição: Paulino, E. de A. A alegoria em Elomar: um olhar sobre a poética do sertão profundo. 2012. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2518
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edvânia de Aguiar Paulino.pdfEdvânia de Aguiar Paulino662.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.