Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25188
Título: Racismo e política: negros e negras no Brasil
Autor(es): Santos, Álef Mendes dos
Palavras-chave: Povo negro
História política
Invisibilidade
Sub-representação
Data do documento: 23-Set-2021
Resumo: O baixo índice de representatividade de mulheres e homens negros na política, de modo especial na Câmara Federal, está relacionado ao racismo estrutural, à forma pela qual algumas instituições públicas e privadas no Brasil lidam com a questão racial. Neste entendimento, as instituições reforçam o discurso de que a pessoa negra não pode ocupar determinados espaços de poder, sendo atuais os resíduos pós-coloniais que alimentam a perspectiva de inferioridade da gente negra em função dos brancos, letrados e da elite econômica. Entretanto, mulheres e homens negros se uniram, ao longo da história, resistindo à opressão. A luta maior ocorreu através de outras instâncias político-sociais como o MNU (Movimento Negro Unificado) a qual possibilitou a entrada de negros (as) no legislativo federal. A pergunta-problema deste estudo se concentrou na seguinte questão: como se apresentou a presença de parlamentares mulheres e homens negros na Câmara Federal no período de 1985 a 2021? Sendo assim, a tese de doutorado de Osmar Teixeira Gaspar (2017), o livro “Racismo Estrutural” de Silvio Almeida (2019) e o livro “O Que é Lugar de Fala?” de Djamila Ribeiro (2019) serviram, precipuamente, para o desenvolvimento deste trabalho. Esta pesquisa, além de ser teórica, teve como linha investigativa, a análise de fontes documentais. Para desenvolver este trabalho, fomos à arquivos digitais de instituições, a saber: a Câmara Federal e Arquivo Nacional Digital, buscando dados sobre biografias, atuações e discursos de alguns deputados (as) negros (as), de acordo com o recorte temporal de nossa investigação. Dessa forma, pudemos identificar que a “invisibilização” e “sub representação” da gente negra brasileira na política é uma construção histórico-social. Além disso, as mulheres negras são as que mais sofrem com esse processo silenciador, que contra elas vem sendo operado pelo racismo, sexismo, machismo e o colonialismo.
Descrição: SANTOS, Á. M. dos. Racismo e política: negros e negras no Brasil. 2021. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25188
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Álef Mendes dos SantosPDF - Álef Mendes dos Santos2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito67.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.