Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25195
Título: O mito do Estado secular
Autor(es): Albuquerque, Valniele de Sá
Palavras-chave: Religião
Estado moderno
Relações Internacionais
Símbolos
Data do documento: 20-Out-2021
Resumo: O presente trabalho busca analisar a relação da religião e do Estado secular. A religião, portanto, é entendida como um sistema de crenças. A partir deste entendimento, é possível compreender quais as relações do Estado moderno com a estrutura religiosa. Entretanto, apesar das tentativas de diminuir a presença da religião nos assuntos políticos, principalmente desde os acordos firmados em Westfália, a cultura religiosa pode ser observada na estrutura do Estado secular, principalmente ao analisar os símbolos carregados por ele. A história narrada por trás desses símbolos carrega em si uma presença quase religiosa, na intenção de unir determinado grupo. Desta forma, é extremamente importante que esses símbolos cumpram a função de unir a maior parte da população sem a intervenção partidária. Portanto, o mau uso dos símbolos e ritos de um Estado pode ocasionar mais separação entre a população, não cumprindo a “missão” inicial de unir-la independente de cor, gênero ou religião.
Descrição: ALBUQUERQUE, Valniele de Sá. O mito do Estado secular. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25195
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valniele de Sá AlbuquerquePDF - Valniele de Sá Albuquerque1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito184.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.