Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2521
Título: Reflexões acerca da narradora da obra "Eu sou uma lésbica"
Autor(es): Silva, Suleigma Diniz
Palavras-chave: Crítica Literária
Homossexualismo
Orientação Sexual
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: Os gays e lésbicas vem, ao longo dos séculos, tentando conseguir um lugar respeitado em nossa sociedade. No que tange à literatura gay esse espaço vem sendo alcançado desde o final do século XIX, pois antes desse período a literatura, trazia em suas páginas, apenas belas histórias heterossexuais, porém ainda há muitos direitos a serem conquistados. Uma vez que, mesmo ocorrendo avanços dos pensamentos humanos, persistem os tabus e preconceitos. Desta forma, escolhemos a obra "Eu sou uma lésbica" da autora Cassandra Rios e, optamos por analisar a narradora que é a protagonista da narrativa e é uma lésbica, em cujo discurso verificamos contradições acerca de sua orientação sexual, bem como posicionamentos permeados de tabus e preconceitos. Neste sentido, este artigo objetiva analisar o comportamento da narradora em determinadas circunstancias. Sob este prisma, verificaremos a representação da narradora na obra e suas contribuições para os papeis sexuais dos sujeitos. Levantamos reflexões sobre práticas culturais adotadas por uma sociedade estruturada com códigos de valores, quando a questão é o outro, e principalmente quando este é considerado "diferente" no que tange à sexualidade representada na obra pelo discurso da narradora. Para desenvolver nossa reflexão, aportamos nas teorias de Dal Farra (1978), Mott (1997), Benjamin (1997). Dentre outros.
Descrição: Silva, S. D. Reflexões acerca da narradora da obra "Eu sou uma lésbica". 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2521
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suleigma Diniz Silva.pdfSuleigma Diniz Silva348.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.