Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25211
Título: Arquivologia e tecnologias da informação: levantamento de produção científica na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI)
Autor(es): Silva, Camila Miranda da
Palavras-chave: Arquivologia e tecnologias da informação
Produção científica
Base de dados
Data do documento: 11-Out-2021
Resumo: É indiscutível os benefícios trazidos pelo uso das Tecnologias da Informação (TI), que diante do crescimento informacional da contemporaneidade, tornam-se indispensáveis para o desenvolvimento e uso de sistemas informatizados. Em contrapartida, com o advento do uso de TI, também surgem as grandes dificuldades no que tange a rápida obsolescência de hardware e software. Essas dificuldades afetam diretamente o arquivista, que tem o papel crucial de gerir as informações contidas nesses suportes, que por muitas vezes as instituições devem dar maior relevância para políticas de gestão eletrônica de documentos (GED) com o acompanhamento de arquivistas e pessoal de TI sensibilizados e capacitados sobre as especificidades do tratamento de documentos digitais. Sendo assim, este artigo tem como objetivo geral: Identificar as pesquisas sobre TI no contexto arquivístico junto a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Como percurso metodológico, adotou-se uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico, onde foram analisadas publicações científicas com abordagem de caráter quali-quantitativa. Entre os resultados, detectou-se que as produções bibliográficas sobre a temática de TI relacionadas ao campo da arquivística apresentam-se pouco volumosas na BRAPCI e no recorte temporal dos últimos cinco anos, bem como são divulgadas poucas inovações tecnológicas no que tange a diversidade de software de gestão eletrônica de documentos, tendo apenas abordagens a respeito do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) com aplicações em instituições públicas, como também apenas um software para a descrição e preservação de documentos de arquivos, com referência apenas ao ICA-AtoM. Sendo assim, conclui-se que a temática é profícua e tem a necessidade de mais abordagens para a amplificação dos saberes no campo técnico-científico da arquivística concernentes à gestão arquivística de documentos digitais.
Descrição: SILVA, C. M. da. Arquivologia e tecnologias da informação: levantamento de produção científica na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25211
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Miranda da SilvaPDF Camila Miranda da Silva613.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de depósito1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.