Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2523
Título: O diabo e sua face híbrida: aspectos do imaginário popular coletivo na personagem tipo na farsa Charivari de Lourdes Ramalho
Autor(es): Rio, Glauber Martins do
Palavras-chave: Crítica Literária
Teatro
Literatura de Cordel
Cultura Popular
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: Partindo das construções do imaginário popular desenvolvidas pela igreja católica sobre o Diabo a partir do séc. VI, este trabalho reflete através da personagem tipo (Diabo) no Charivari, de Lourdes Ramalho, as várias faces hibridas da personificação do mal. As ideias de inconsciente coletivo formuladas por Jung é eixo primordial para essa reflexão, e no que cerne essas pinceladas sobre a face maligna, as ideias de Carnavalização e realidade grotesca, não menos importante, contribuíram para lapidar de acordo com interesses de cada momento histórico o mal.
Descrição: Rio, G. M. do. O diabo e sua face híbrida: aspectos do imaginário popular coletivo na personagem tipo na farsa Charivari de Lourdes Ramalho. 2012. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2523
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glauber Martins do Rio.pdfGlauber Martins do Rio609.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.