Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25234
Título: Depressão em profissionais de enfermagem de serviços de urgência e emergência: uma revisão narrativa da literatura
Autor(es): Lima, Valquiria Anselmo de Souza
Palavras-chave: Profissionais de Enfermagem
Depressão
Serviços de urgência
Data do documento: 20-Nov-2020
Resumo: O objetivo do estudo foi discorrer, a partir de uma revisão narrativa da literatura, sobre aspectos que colaboram para a depressão em profissionais de enfermagem que atuam em serviços de urgência e emergências. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo bibliográfica, de natureza qualitativa, utilizando-se de materiais bibliográficos publicados em bases de dados científicas sobre o assunto. Para o desenvolvimento do estudo, foram considerados os seguintes tópicos temáticos: a) O enfermeiro frente ao serviço de urgência e emergência e suas atribuições; b) Depressão: caracterização e aspectos biopsicossociais; c) Depressão em profissionais de enfermagem. A literatura evidenciou que os serviços de urgência e emergência, pela própria finalidade, são caracterizados por demandas de alta complexidade, que exigem dos profissionais agilidade, capacidade para tomar decisões difíceis e boas condições físicas e de saúde mental. É neste cenário de sobrecarga laboral que muitos profissionais manifestam sintomas de depressão, apresentando choro frequente, irritabilidade, alterações no sono e apetite e ideação suicida. Tais aspectos precisam ser analisados com adequado manejo clínico, tendo em vista evitar a cronicidade dos sintomas. Espera-se que o estudo contribua para alertar sobre as demandas de saúde mental em profissionais de enfermagem, sobretudo os que atuam em contextos de urgência e emergência.
Descrição: LIMA, Valquiria Anselmo de Souza. Depressão em profissionais de enfermagem de serviços de urgência e emergência: uma revisão narrativa da literatura. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25234
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valquiria Alselmo Souza de Lima.pdfPDF - Valquiria Anselmo de Souza Lima315.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito234.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.