Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25250
Título: Discutindo o racismo na Residência Pedagógica durante as aulas de Educação Física
Autor(es): Moreira, Raiff da Costa
Palavras-chave: Residência Pedagógica
Educação Física
Racismo
Data do documento: 25-Mai-2021
Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivida durante o período de aluno bolsista do Programa Residência Pedagógica ofertado através do EDITAL CAPES Nº 06/2018 apresentando e discutindo a temática racismo nas aulas de educação física. O Programa Residência Pedagógica visa uma maior proximidade entre teoria e prática aos estudantes do curso de licenciatura, permitindo assim um desenvolvimento completo dos graduandos. O trabalho tem um recorte que foca tratar algumas questões vividas em nossa sociedade como bullying e o racismo, em uma turma de aceleramento 7º e 8º anos do ensino fundamental a partir do projeto SETA (Sempre é Tempo de Aprender), desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Judith Babosa de Paula Rêgo na cidade de Queimadas–PB. Aqui o foco foi discutir o racismo. Através do documento oficial norteador da educação básica no país Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os objetivos propostos pelo Programa Residência Pedagógica e pelos conteúdos que compõem a educação física escolar, essas discussões de racismo no esporte foram feitas através de dois personagens importantes da história negra como: Jesse Owens atleta norte americano e do ídolo sul africano Nelson Mandela, esse segundo foi marcante na luta contra o racismo e o regime apartheid que durou por anos no país. Por meio do filme Invictus que trouxemos o Rugby para as aulas como um esporte não convencional e atividades realizadas em sala de aula que mostravam e instigavam os alunos a falarem sobre racismo com alguns relatos bem sinceros e lhe deu um poder de voz. Chegamos então a conclusão que se faz necessário abordar além do esporte enquanto entretenimento, fonte de renda e paixão nacional, questões como racismo, o quanto ele interfere na sociedade e o por que interfere tanto? Sofrido por atletas, que tem grande influência para jovens e nações como refúgio de sistemas que oprimem pessoas negras. Assumir essa responsabilidade como professor mostra a oportunidade que temos diariamente em sala de aula, educando e formando seres realmente humanizados que respeitem e aceitem a diversidade étnica-racial entre outras coisas que interferem no desenvolvimento de uma população mais consciente, empática que tenham seus direitos básicos garantidos.
Descrição: MOREIRA, Raiff da Costa. Discutindo o racismo na Residência Pedagógica durante as aulas de Educação Física. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25250
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raiff da Costa MoreiraPDF - Raiff da Costa Moreira1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito108.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.