Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2526
Título: Estereótipos em quadrinhos: a representação do feminino nas teias discursivas do humor
Autor(es): Fênix, Darília Maria Costa Oliveira
Palavras-chave: Identidade feminina
Discurso humorístico
Interdiscurso
Linguagem dos quadrinhos
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: A pesquisa em pauta tem como objeto de análise e reflexão a representação da identidade feminina no discurso humorístico, a partir da observação de estereótipos que retomam preconceitos cristalizados na história sobre a imagem e o papel da mulher na sociedade. Objetiva-se investigar como se revela a ideologia patriarcal no espaço da interdiscursividade e analisar os implícitos que perpassam os efeitos de sentido sobre o imaginário feminino. Sob a ótica da Análise Crítica do Discurso, o trabalho segue com a observação da construção histórica, social, cultural e ideológica da imagem feminina, em tiras de humor. E, com base nas teorias de Fairclough (2001), nas concepções de Memória Discursiva, de Pêcheux (1999), e nos estudos de Brandão (2004) sobre Ideologia, segue sob a perspectiva socioconstrucionista do discurso e das identidades sociais. Através da análise interpretativa, a pesquisa mostra as estratégias discursivo-ideológicas que ironizam as conquistas femininas através de estereótipos. E evidencia, para fins de análise e conclusão, a existência das relações de poder, legitimadoras das diferenças entre os gêneros, na produção astuciosa e estratégica do humor.
Descrição: Fênix, D. M. C. O. Estereótipos em quadrinhos: a representação do feminino nas teias discursivas do humor. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2526
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Darília Maria Costa Oliveira Fênix.pdfDarília Maria Costa Oliveira Fênix1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.