Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25264
Título: Estudo de argamassa de alta resistência com utilização de materiais cimentícios suplementares.
Autor(es): Nunes, Jeferson Gomes
Palavras-chave: Argamassa
Resistência dos materiais
Tração
Data do documento: 13-Out-2021
Resumo: O cimento Portland é o material mais utilizado na construção civil, dentre os materiais cimentícios que podem ser fabricados com ele temos a argamassa. Sabe-se também que esses materiais são elementos frágeis, e contém propriedades de resistência à tração e deformações bastante inferiores. Diante disso tem se desenvolvido estudos para utilização de materiais que possam contribuir para melhorias nas propriedades desses materiais cimentícios. Esse estudo possui o objetivo principal avaliar o desempenho nos ensaios de índice de consistência, resistência a compressão e resistência a tração por compressão diametral de argamassas de alta resistência compostas da sílica ativa nas composições de 5%, 7,5% e 10% utilizada de forma individual, como também o comportamento da argamassa com a junção da sílica ativa com o metacaulim nas frações de 5% e 10%. Pode-se concluir ao que os traços confeccionados apenas com sílica ativa tiveram melhores resultados de resistência à compressão aqueles com frações de 5% e 7,5% em substituição em relação à massa do cimento, obtendo valores médios de 49,18 MPa e 48,33 MPa respectivamente. Da argamassa que combina sílica ativa e metacaulim comparando ambos os ensaios de resistência mecânicas pode-se concluir que a melhor composição tanto para compressão como para tração por compressão diametral, foi o traço com 10% de sílica ativa em adição e 5% de metacaulim em substituição, com valores médios de 31,37 MPa e 4,99 Mpa respectivamente. As argamassas com adição apresentaram resistência mecânica abaixo do valor obtido pelo traço controle, apesar disso, podese ainda assim afirmar que eles conseguem proporcionar uma boa resistência à argamassa no seu estado endurecido como também proporciona uma boa trabalhabilidade no seu estado plástico.
Descrição: NUNES, Jeferson Gomes. Estudo de argamassa de alta resistência com utilização de materiais cimentícios suplementares. 2021. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25264
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jeferson Gomes Nunes.pdfPDF - Jeferson Gomes Nunes2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC .pdfTermo de Depósito TCC232.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.