Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25273
Título: Apoio matricial no cuidado em saúde mental: o papel do fonoaudiólogo na equipe
Autor(es): Costa, Nathalia Gregorio da
Palavras-chave: Saúde Mental
Atenção Primária à Saúde
Saúde Pública
Fonoaudiologia
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: O cuidado em saúde mental nos últimos anos tem se tornado ponto primordial na prática dos serviços públicos de saúde, já que os transtornos psíquicos atingem um número cada vez maior de pessoas. No âmbito da atenção básica, uma estratégia para se trabalhar essa temática é desenvolvendo apoio matricial, permitindo a articulação de toda a rede de serviços e aproximando o usuário das equipes. Um dos profissionais que pode contribuir neste processo é o fonoaudiólogo, realizando apoio no desenvolvimento de ações e atendimento individual ou em grupos com os indivíduos que apresentem algum transtorno de natureza psíquica. Sendo assim, foi realizada uma revisão da literatura com objetivo de identificar se as equipes de atenção básica realizam o cuidado em saúde mental e qual o papel do fonoaudiólogo dentro dessa temática. Após analisados os artigos disponíveis na biblioteca virtual em saúde, concluiu-se que muitas vezes as equipes de atenção básica se sentem despreparadas para atender os usuários de saúde mental, porém, quando existe esse cuidado e quando ele é pautado na lógica do apoio matricial, observa-se a geração do vínculo com entre profissional e sujeito, maior adesão ao processo terapêutico e cuidado integral e longitudinal passando por vários dispositivos da rede de saúde. Quanto ao fonoaudiólogo, o quantitativo de profissionais atuantes serviço público é insuficiente para realizar as ações de matriciamento. Geralmente o serviço fica limitado a atendimentos ambulatoriais, em decorrência da visão dos gestores, que muitas vezes não percebem a potencialidade do trabalho em equipe interdisciplinar.
Descrição: COSTA, Nathalia Gregorio da. Apoio matricial no cuidado em saúde mental: o papel do fonoaudiólogo na equipe. 2020. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25273
ISSN: CDD 362.2
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nathalia Gregorio da Costa.pdfPDF - Nathalia Gregorio da Costa.pdf317.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito672.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.