Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25279
Título: O impacto do exercício profissional na saúde mental do policial
Autor(es): Martins, Fernanda Almeida Vitorino
Palavras-chave: Saúde mental
Policial
Exercício profissional
Estresse ocupacional
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: O crescimento constante do índice de violência e criminalidade exige maior atuação dos profissionais da segurança pública, no sentido de garantir a proteção da sociedade. Tendo em vista os inúmeros riscos e estressores que enfrentam no exercício de suas funções, objetivou-se analisar o impacto da atividade profissional na saúde mental de policiais e as ações adotadas pelos órgãos de gestão da Polícia para minimizar os possíveis impactos. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo, por meio de uma revisão da literatura sistemática a partir das bases de dados nacionais Scielo, PePsic e BVS-Brasil e Google Acadêmico. Buscou-se artigos nacionais cujos temas relacionavam-se à saúde mental do profissional da Polícia, realizadas no Brasil, escritas em idioma português e publicadas no período entre janeiro de 2010 a janeiro de 2020. A análise de 23 artigos aponta que a maioria dos estudos revela que o exercício da profissão geralmente contribui para o desenvolvimento de patologias físicas e mentais, considerando os estressores inerentes às experiências cotidianas da profissão. Constatou-se que, na maioria das instituições policiais, não há nenhum tipo de rede de apoio para esses profissionais, suscitando a reflexão de que é preciso elaborar estratégias institucionais que previnam os maiores desgastes que advém com o tempo de serviço.
Descrição: MARTINS, Fernanda Almeida Vitorino. O impacto do exercício profissional na saúde mental do policial. 2020. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25279
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Almeida Vitorino Martins.pdfPDF - Fernanda Almeida Vitorino Martins465.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito.pdfTermo de depósito505.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.