Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luana Farias de Andrade-
dc.date.accessioned2013-11-22T18:52:39Z-
dc.date.available2013-11-22T18:52:39Z-
dc.date.issued2013-11-22-
dc.identifier.otherCDD 370.14-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2527-
dc.descriptionSilva, L. F. de A. O diário dialogado de professores de língua inglesa: uma prática de (re) construção da identidade profissional. 2011. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractNas diversas observações no decorrer deste curso de formação inicial de professores de língua inglesa, percebemos que há docentes que exercem sua função sem, ao menos, saberem explicar o porquê agem de tal maneira. Este fato nos faz acreditar que muitos professores não conhecem sua própria identidade profissional. Diante disso, e embasado nos estudos de Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), este trabalho tem como objetivo compreender como ocorre o processo de (re)construção identitária (BAUMAN, 2005) das professoras participantes desta pesquisa (uma professora em formação inicial e uma professora em ação em uma escola de rede estadual em uma cidade do interior paraibano), através do sistema de transitividade (HALLIDAY, 1994, 2004). Para que isto ocorra, são utilizados como instrumentos de pesquisa o diário dialogado que auxilia os professores no desenvolvimento profissional (ZABALZA, 2004), um questionário, visando obter informações sobre as crenças, sentimentos e expectativas do sujeito pesquisado (OLIVEIRA, 2007) e as notas de campo que é um instrumento que requer uma atenta observação de todas as ações ocorridas em um determinado evento. Esta pesquisa caracteriza-se como sendo uma pesquisa autoetnográfica de natureza quali-quantitativa. Os resultados demonstram que as participantes revelam, longitudinalmente, mudanças na sua identidade profissional, comprovando que a prática de escrita é um elemento fundamental na construção da identidade docente (KLEIMAN, 2005). Através do diário dialogado, que é uma prática de letramento, as professoras puderam trocar ideias e sugestões sobre suas práticas docentes, revelando, assim, seus pensamentos, desejos, ações e mudanças em sua identidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Sandra Maria Araujo Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.titleO diário dialogado de professores de língua inglesa: uma prática de (re) construção da identidade profissionalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Farias de Andrade Silva.pdfLuana Farias de Andrade Silva1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.