Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25284
Título: O papel da família no cuidado à pessoa com sofrimento psíquico: revisão da literatura
Autor(es): Lourêdo, Adrielly Alves
Palavras-chave: Sofrimento psíquico
Transtorno mental
Família
Data do documento: 23-Nov-2020
Resumo: A família hoje é vista como ponto chave para uma melhor efetividade na assistência ao portador de transtorno mental. A presença de afeto, zelo, proteção contribuem para uma melhor qualidade de vida, visto que é no núcleo familiar onde estão estabelecidas as relações mais verdadeiras. Família é suporte, apoio e cuidado, eles sentem a necessidade desse laço. Este estudo teve por objetivo discorrer sobre o papel da família no cuidado a pessoa com sofrimento psíquico a partir de revisão da literatura. Realizou-se revisão integrativa da literatura, considerando as bases de dados LILACS, Scielo e Medline, artigos publicados entre 2010 e 2020. Após a aplicação dos critérios de seleção, foram selecionados 4 artigos para analisar o papel da família no cuidado a pessoa com transtorno mental. Os resultados evidenciaram que a literatura destaca aspectos como amor, carinho, afeto e compaixão enquanto sentimentos que envolvem o cuidado. Além disso, verifica-se que a família reconhece sua importância nesse papel, porém são apontados aspectos relativos à sobrecarga que envolve o cuidado permanente. É necessário ampliar redes de apoio, fortalecer os laços, ofertar suporte adequado e a criação de mais serviços especializados para que esse cuidado seja de fato efetivo.
Descrição: LOURÊDO, Adrielly Alves. O papel da família no cuidado à pessoa com sofrimento psíquico: revisão da literatura. 2020, 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25284
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo de deposito.pdftermo de deposito1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Adrielly Alves Lourêdo.pdfPDF - Adrielly Alves Lourêdo337.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.