Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25295
Título: Conhecimentos dos enfermeiros da atenção primária acerca da avaliação e tratamento de feridas.
Autor(es): Oliveira, Raissa Karla de Araújo de
Palavras-chave: Ferimentos
Cuidados de Enfermagem
Atenção Primária á Saúde
Lesões
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: Com prevalência elevada nos serviços de saúde, as lesões cutâneas comprometem a qualidade de vida do indivíduo que as possuem, aumentando os gastos públicos e se configurando assim, como um grande problema de saúde pública. Nesse aspecto, é assegurado pela Resolução COFEN nº 567/2018 a competência do enfermeiro no cuidado às feridas, o tornando figura essencial para a assistência profissional. Esta pesquisa tem como objetivo descrever o conhecimento de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, acerca da avaliação e tratamento de feridas. Essa é uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, realizada em Unidades Básicas de Saúde do município de Campina Grande – PB. A amostra foi composta por 11 enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde. Os dados coletados foram distribuídos em frequência simples e posteriormente discutidos. Verificou-se que 100% (11) dos profissionais participantes foram do sexo feminino, e que a maioria 66,7% (10) prestou cuidados a pessoas com lesões cutâneas adquirindo conhecimentos práticos no trabalho. Além disso, 45,4% (5) alegaram ter participado de treinamento ou curso extracurricular sobre feridas. Em seguida, diante das questões levantadas às participantes a partir do questionário, destacam-se categorias, através das respostas apontadas como fatores imprescindíveis para a avaliação da ferida como “avaliação local”, “avaliação sistêmica”, “sinais flogísticos de infecção”, “presença de tecidos desvitalizados”, “limpeza e cobertura adequada”, “produtos químicos e autolíticos”, ”registro das condições gerais do paciente”, dentre outras. Enfim, este estudo estimula a reflexão acerca do preparo teórico e prático ofertado no âmbito da graduação; além disso, pontua a existência de uma lacuna referente aos conhecimentos dos profissionais acerca da toxicidade dos agentes antissépticos: PVPI e da clorexidina e da aplicabilidade correta dos agentes autolíticos: colagenase e papaína 10%. Dessa forma, constata-se a importância de atualizações e capacitações frequentes sejam realizadas, para que o exercício profissional seja cada vez mais específico, qualificado e resolutivo.
Descrição: OLIVEIRA, Raissa Karla de Araújo de. Conhecimentos dos enfermeiros da atenção primária acerca da avaliação e tratamento de feridas. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25295
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raissa Karla de Araújo Oliveira.pdfPDF - Raissa Karla de Araújo Oliveira652.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito318.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.