Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25297
Título: Conhecimento de profissionais de enfermagem no atendimento pré-hospitalar acerca dos protocolos de cateter intravenoso periférico
Autor(es): Aquino, Maria Luíza Alexandre de
Palavras-chave: Serviço de Atendimento Móvel à Urgência – SAMU
Cuidados de Enfermagem
Cateterismo periférico
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: Introdução: O atendimento pré-hospitalar tem o intuito de ofertar suporte especializado e reduzir possíveis agravos a saúde, estando dentro das suas práticas o cateterismo intravenoso periférico, que necessita ser direcionado por um protocolo afim de efetivar a assistência. Objetivos: Analisar o conhecimento de profissionais de enfermagem acerca dos protocolos de cateter intravenoso periférico e traçar o perfil sociodemográfico. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, realizado na Central de atendimento móvel de nível pré-hospitalar, composto por 19 profissionais, 15 Enfermeiros e 04 técnicos de enfermagem, através da aplicação de questionários semiestruturados, sujeito ao tratamento estatístico simples feito pelo programa Excel 2010 e discussão descritiva segundo à literatura. Resultados e discussões: Analisou-se que 78,9% dos participantes eram do sexo feminino. Apenas 26,65% dos participantes afirmaram utilizar protocolos de cateterismo intravenoso periférico em sua prática, porém detectou-se que 86,6% afirmam ter conhecimento sobre estes. Ademais, 93,3% apontam não receberem capacitação contínua acerca desses protocolos, apesar de 100% deles o considerarem necessário. Conclusão: Há um conhecimento satisfatório dos profissionais no tocante aos protocolos de cateterismo intravenoso periférico, porém, sendo ainda evidenciado sua baixa aplicabilidade como protocolo. Sendo assim, recomendado a utilização desses instrumentos, afim de uniformizar a assistência prestada por esses sujeitos.
Descrição: AQUINO, M. L. A. Conhecimento de profissionais de Enfermagem no atendimento pré-hospitalar acerca dos protocolos de cateter intravenoso periférico. 2020. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25297
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Maria Luíza Alexandre de Aquino.pdfPDF- Maria Luíza Alexandre de Aquino808.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito864.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.