Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25306
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Paula da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T21:10:15Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T21:10:15Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25306 | - |
dc.description | SILVA, A. P. A utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP nas aulas de geografia durante o Ensino Remoto Emergencial-ERE. 2021.70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o intuito de mediar o processo de construção de conhecimento em Geografia durante o Ensino Remoto Emergencial – ERE, vivenciado durante o período de isolamento social causado pela pandemia da COVID-19, foram realizadas intervenções didático-pedagógicas em duas escolas da Rede Municipal de Educação da cidade de Areial – PB na perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problema - ABP. Assim, este trabalho tem a premissa de analisar a contribuição da utilização da metodologia de ABP no processo de ensino e aprendizagem geográfica durante o ERE como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem a distância, bem como as principais causas e consequências dos problemas surgidos no ERE para os discentes que não dispõem do acesso à internet. A pesquisa desenvolveu-se através de uma abordagem dialética ancorada nos fundamentos da pesquisa-ação. Além do conceito de ABP utilizamos as categorias de análises geográficas Espaço, Região e Lugar como meio de fundamentar a pesquisa em uma abordagem geográfica. O uso desse recurso, além de auxiliar na desconstrução dos estereótipos acerca da Região Nordeste, despertou nos discentes o senso crítico e reflexivo, bem como a sua autonomia, autoconfiança e protagonismo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Recursos metodológicos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP | pt_BR |
dc.title | A utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP nas aulas de geografia durante o ensino remoto emergencial-ERE | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EG - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Ana Paula da Silva -Final.pdf | Monografia - Ana Paula da Silva -Final.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo_de_Deposito_TCC.pdf | Termo_de_Deposito_TCC.pdf | 104.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.