Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25308
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Andreza Gomes do | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T21:19:23Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T21:19:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 801.95 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25308 | - |
dc.description | NASCIMENTO, A. G. O processo de amadurecimento no coming-of-age: diálogos entre Emma e As Patricinhas de Beverly Hills. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de amadurecimento e busca de integração social é um tema universal na experiência humana. Essa busca é refletida no espaço literário pelo gênero romanesco Bildungroman, ou romance de formação, originado na Alemanha do século XVIII. Na literatura e no cinema, esse tipo de história pode representado pelo estilo narrativo chamado coming-of-age, que, em grande escala, contempla o público jovem. Esse trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, procura analisar o romance de Jane Austen, intitulado Emma (1816), assim como, a maneira em que esse romance se enquadra no Bilgunsroman; tendo como base principal as pesquisas de Genilda Azêredo sobre adaptações cinematográficas austenianas, será possível estudar como a adaptação As Patricinhas de Beverly Hills (1995) pode ser considerada uma narrativa coming-of-age que reflete as tradições do romance de formação. Desse modo, as obras foram analisadas mediante a perspectiva teoria da adaptação, por intermédio dos estudos de Sanders (2006) e Stam (2000), através dos trabalhos de Maas (2000), Gabialti (2011) e Pratt (1979) sobre Bildungsroman, bem como, uma de suas ramificações, o Bildungsroman feminino. Os trabalhos de Meslin (2018) Shary (2007) e Driscoll (2011) também se mostram relevantes na discussão sobre o filme adolescente e a narrativa coming-of-age no cinema. Finalmente, é possível explorar os elementos da narrativa coming-of-age na adaptação fílmica, com ênfase em recursos visuais, como figurino, e como eles se relacionam com os aspectos narrativos indicativos do amadurecimento no romance de formação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Giovane Alves de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Análise literária | pt_BR |
dc.subject | Romance de formação | pt_BR |
dc.subject | Narrativa de amadurecimento | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Teoria da adaptação | pt_BR |
dc.title | O processo de amadurecimento no coming-of-age: diálogos entre Emma e As Patricinhas de Beverly Hills | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Andreza Gomes do Nascimento.pdf | 597.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Termo de Deposito.pdf | 76.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.