Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25311
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Roseanny Dantas dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T21:26:22Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T21:26:22Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25311 | - |
dc.description | Santos, R. D. A plataforma Google For Education como recurso pedagógico no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/CAMPUS I). 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A necessidade de mudanças de hábitos e de metodologias de ensino é algo real e bastante discutido na academia e nas escolas de educação básica brasileiras e de outros países. Neste sentido, o perfil do alunado, em sua maioria nativos digitais, também torna urgente mudanças no tocante aos processos de ensino e aprendizagem e aos seus elementos constitutivos, tais como os conteúdos, as metodologias e os recursos didáticos. Nesta perspectiva, a Universidade Estadual da Paraíba realizou convênio com a empresa Google para utilização do serviço GSuite e da plataforma Google For Education, cujo início ocorreu em março1 de 2020, coincidindo com a adoção do ensino remoto emergencial. Esta foi uma medida para conter a pandemia da doença COVID-19, mais especificamente no período 2020.1, ofertado de abril a dezembro de 2020, conforme a Instrução Normativa RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE nº 01 de 17 de março de 2020 e RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/229, de 26/06/2020. Este trabalho objetiva analisar como a plataforma Google For Education vem sendo utilizada para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, durante a suspensão de aulas presenciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com procedimentos metodológicos do estudo de caso, que teve como instrumento de coleta de dados, enviados aos/as professores/as e a discentes do décimo período (noturno) do curso, através de e-mail institucional. Conclui-se que a plataforma Google For Education contribui significativamente para o processo de ensino aprendizagem durante o ensino remoto, principalmente, quanto às possibilidades de uso de metodologias ativas, todavia percebe-se que há uma lacuna entre o que a ferramenta oferece e as formas como os professores a aplicam em sua prática pedagógica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Francisca Pereira Salvino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.subject | Google For Education | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Recurso pedagógico | pt_BR |
dc.title | A plataforma Google For Education como recurso pedagógico no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/CAMPUS I) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF DE ROSEANNY DANTAS DOS SANTOS.pdf | PDF ROSEANNY DANTAS DOS SANTOS | 663.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPOSITO ROSEANNY DANTAS (1).pdf | TERMO DE DEPOSITO | 302.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.