Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25315
Título: Perfil de lesões em praticantes de crossfit: uma revisão integrativa
Autor(es): Santiago, Jardel Correia
Palavras-chave: CrossFit®
Lesões
Fadiga
Data do documento: 25-Nov-2020
Resumo: O treinamento funcional CrossFit© pode ser definido como um programa de exercícios, constantemente variados, de alta intensidade e com diversos estímulos durante uma sessão de treinamento. Devido ao alto esforço e recrutamento excessivo de várias musculaturas do indivíduo, presume-se que nessa situação de esforços repetitivos ocorram as lesões durante as sessões de treino. OBJETIVO: O presente estudo terá como objetivo observar o perfil de lesões em praticantes de CrossFit®. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde se buscou artigos nas bases de dados LILACS, PUBMED, MEDLINE e SCIELO entre os anos de 2013 e 2020. Foram incluídos na pesquisa artigos publicados sem distinção de idioma com disponibilidade online na integra e gratuitos. Foram excluídos aqueles artigos incompletos e que estiveram fora da área de abrangência do tema abordado. RESULTADOS: Foram encontrados 54 artigos, após aplicação dos filtros foram excluídos 14 artigos, restando 40. Desses após leitura dos títulos e resumos foram excluídos 26, restando 14 para serem lidos na íntegra. Depois de lidos, todos os 14 artigos compuseram a amostra do presente estudo. Tratam-se se estudos estudo observacionais descritivos, estudo observacional analítico Coorte, estudos descritivos transversais, todos com praticantes de CrossFit® abordando sobre lesões e fatores associados. CONCLUSÃO: Através dos artigos analisados foi visto que os praticantes de CrossFit® estão sujeitos a sofrer vários tipos de lesões, porém as regiões corporais mais afetadas são ombros, joelhos e coluna lombar e além disso, alguns fatores como a fadiga e instrução dos professores aparentemente colaboram com as lesões sofridas pelos praticantes. Palavras chaves: CrossFit®; Lesões; Fadiga; Fatores Associados.
Descrição: SANTIAGO, Jardel Correia. Perfil de lesões em praticantes de crossfit: uma revisão integrativa. 2020. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25315
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jardel Correia Santiago.pdfPDF - Jardel Correia Santiago330.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Depósito63.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.