Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25328
Título: (30/11/2021)Terapia assistida por animais: uma alternativa viável na promoção da saúde e do bem estar
Autor(es): Souza, Kalliup Leonora Morais de
Palavras-chave: Terapia Assistida por animais
Promoção da saúde
Cuidado na Saúde
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: A área de saúde no âmbito mundial se transformou e criou novas formas de tratamento para diversos males, com vistas a desenvolver um cuidado integral à saúde da população. Além das modalidades de tratamento consolidadas, novas práticas em saúde têm colaborado para a ampliação das concepções nos processos de saúde e doença, ajudando a superar procedimentos arcaicos e ineficazes. Entre tais práticas, destaca-se no presente estudo a Terapia Assistida por Animais (TAA) que compreende a inclusão de animais no processo terapêutico com diferentes indicações para diversos contextos clínico/terapêuticos. Em virtude disso, o presente artigo objetivou discutir a inserção de animais nos cuidados em saúde através da TAA (Terapia Assistida por Animais), considerando as contribuições desse tratamento na promoção da saúde e bem-estar dos sujeitos. Foi desenvolvida uma revisão bibliográfica do tipo narrativa de estudos que apresentam o histórico do desenvolvimento da TAA, bem como a sua aplicação em contextos de saúde diversos. A TAA tem sido aplicada em várias faixas etárias e em diferentes contextos, visto que este contato traz inúmeros benefícios, tanto para o homem como para o animal. Podem ser usados em qualquer ambiente, como hospitais e asilos, assim como nos mais diversos distúrbios físicos ou mentais, o que gera uma grande diversidade como uso terapêutico, seja na equinoterapia ou cinoterapia. Palavras-chave: Terapia Assistida por Animais. Promoção da Saúde. Cuidados na Saúde.
Descrição: SOUZA, Kalliup Leonora Morais de. Terapia assistida por animais: uma alternativa viável na promoção da saúde e do bem estar. 2020. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25328
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - KALLIUP LEONORA MORAIS DE SOUZAPDF - KALLIUP LEONORA MORAIS DE SOUZA224.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPOSITO.pdfTERMO DE DEPOSITO213.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.