Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25347
Título: Assistência à gestante na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa
Autor(es): Sousa, Gilcleene Antas
Palavras-chave: Gestantes
Assistência ao parto
Atenção Primária à Saúde
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: A gravidez e o parto são eventos que envolvem alterações físicas, psicológicas e acarretam receios e ansiedades. As informações obtidas pelas gestantes no pré-natal são de grande valia no período de gestação e auxiliam na qualidade da assistência. Objetivou-se conhecer a prática de assistir às mulheres no parto na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura onde a busca dos artigos ocorreu nas bases de dados: BDENF, LILACS, MEDLINE e SCIELO. Utilizou-se os descritores: gestantes; assistência ao parto; atenção primária à saúde. Estes descritores foram cruzados nas bases de dados utilizando o operador booleano AND. Utilizaram-se os mesmos descritores em inglês: pregnant women; childbirth assistance; primary health care. Os artigos foram selecionados para a amostra por meio do recorte temporal dos últimos cincos anos para uma busca atualizada. Foram encontrados 72 artigos no processo de busca nas bases de dados. Por não atenderem aos critérios de inclusão foram retirados 62 artigos selecionados. A amostra final do estudo foi composta por 10 artigos. A maior concentração acerca do tema foi no ano de 2019 com 04 artigos (40%), seguido dos anos 2015 e 2018 com 02 (20% cada), 2017 com 01 (10%) publicação selecionada referente à temática. O estudo identificou que a comunicação é um fator importante para criação e manutenção do vínculo gestante/profissional de saúde e, consequentemente, torna-se um aliado para a mulher aderir ao pré-natal. A implementação de estratégias de ações educativas, bem como as criações de grupos de apoios as grávidas favorecem a compreensão do processo de gestação, trabalho de parto, parto, cuidados ao recém-nascido e a participação familiar, além de propiciar uma vivência positiva do parto e fortalecer o empoderamento da gestante. Conclui-se que para modificar tal realidade, vale salientar o investimento em práticas educativas em saúde na atenção primária que sensibilizem as gestantes a realização do pré-natal qualificado conforme orientações do Ministério da Saúde. Espera-se que os estudos sejam aprofundados no quesito das estratégias de promoção e prevenção por partes dos profissionais de saúde com a finalidade de garantir uma assistência qualificada as gestantes, com ações que estejam de acordo com as políticas públicas de apoio à saúde da mulher, respeitando as especificidades.
Descrição: SOUSA. Gilcleene Antas. Assistência à gestante na Atenção Primária à Saúde: Revisão Integrativa.2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25347
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GILCLEENE ANTAS DE SOUSA.pdfPDF- Gilcleene Antas de Sousa12.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTermo de depósito219.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.