Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25365
Título: (14-12-2021) Fatores associados à síndrome de burnout em profissionais de enfermagem: uma revisão integrativa
Autor(es): Soares, Valdênia Nargesia Pereira
Palavras-chave: Burnout
Equipe de enfermagem
Exaustão profissional
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: INTRODUÇÃO: Burnout é um distúrbio psíquico que se caracteriza pelo esgotamento físico, mental e psíquico do indivíduo. Diversos fatores podem ser causadores, entre eles a dedicação exagerada à vida profissional, desvalorização do trabalho. Acometem principalmente as profissões de serviços humanitários, como a enfermagem, ocasionando a diminuição da qualidade de assistência prestada, trazendo prejuízos a todos os envolvidos no ambiente de trabalho. OBJETIVO: Identificar na literatura quais os fatores associados ao trabalho que estão relacionados à síndrome de Burnout entre os profissionais de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de revisão integrativa (RI) da literatura com abordagem retrospectiva, realizada nos portais virtuais SciELO – Scientific Eletronic Library e Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, por serem referências para o campo de pesquisas na área da saúde. Seguindo as etapas: identificação, triagem, elegibilidade e inclusão. RESULTADOS: Foram selecionados 7 estudos de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, que permitiram o esclarecimento de alguns dos agentes estressores relacionados ao trabalho que estão associados à síndrome de Burnout entre os profissionais de enfermagem. Pôde-se observar que os fatores envolvem aspectos como a falta de apoio social, controle laboral, ilusão pelo trabalho; a alta demanda psicológica e o estresse psicológico, indolência e culpa. Assim como, desequilíbrio entre salário e carga de trabalho, a despersonificação e o estresse, o fato de muitos profissionais possuírem dois ou mais vínculos de trabalho para complementação da renda, a alta demanda nos serviços, falta de controle nos aspectos de saúde, insatisfação com a carreira, privação do sono, esgotamento emocional, são alguns dos principais causadores da síndrome de Burnout, de acordo com estes estudos, isso corrobora com o conceito de que Burnout surge a partir do estresse crônico ocasionado exclusivamente por fatores relacionados ao trabalho. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Alguns dos fatores desencadeantes dessa patologia nessa classe trabalhadora, considerando as contribuições dos últimos anos. Entretanto a contribuição pretendida pelo estudo é despertar ao leitor provocações para novas pesquisas e abordagens sobre o tema em questão, pois o assunto não se esgota com esta obra, percebe-se que a temática Burnout continua sendo um assunto relevante para os serviços de saúde.
Descrição: SOARES. Valdênia Nargesia Pereira. Fatores associados à síndrome de burnout em profissionais de enfermagem: uma revisão integrativa. 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25365
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito326.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Valdênia Nargesia Pereira SoaresPDF - Valdênia Nargesia Pereira Soares602.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.