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dc.contributor.authorQueiroz, Mariana Santos de-
dc.date.accessioned2021-12-15T10:03:02Z-
dc.date.available2021-12-15T10:03:02Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.otherCDD 332.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25368-
dc.descriptionQUEIROZ, M. S. Educação financeira e mercado financeiro: um estudo com discentes da área de negócios das instituições de ensino superior da Paraíba. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEducação Financeira é um tema de interesse nacional e internacional, devido aos benefícios proporcionados para o bem-estar financeiro individual, bem como o melhoramento do Sistema Financeiro Nacional. Contudo, o que se percebe é que os conhecimentos financeiros das pessoas são insuficientes, o que acaba resultando em problemas como endividamentos e inadimplências. Para reverter esse cenário, diversos países com o apoio da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) preocupam-se em desenvolver ações com intuito de disseminar conhecimentos financeiros para a sociedade. A teoria do Capital humano defende a educação como sendo uma das variáveis que contribui para aumentar os ganhos financeiros, a partir disso, através da disseminação de conceitos financeiros, as pessoas seriam capazes de tomarem decisões mais acertadas, como práticas de poupança e investimento, buscando uma vida mais tranquila e cômoda. Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar se a Educação Financeira influencia na inserção dos discentes da área de negócios das Instituições de Ensino Superior da Paraíba no Mercado Financeiro Brasileiro. Quanto à metodologia foi realizada uma pesquisa com 123 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas através de um questionário adaptado dos estudos de Amadeu (2009), Atkinson e Messy (2012), Amorim et.al., (2018). Os principais achados evidenciam que os discentes apresentam um bom nível de conhecimento financeiro básico, tendo em vista que em todos os quesitos analisados o percentual de acerto foi superior a (82%). Entretanto, no que concerne ao Mercado Financeiro apenas (4,1%) se consideram “Muito preparado” para realizar investimentos. A representatividade da amostra que não realiza aplicações corresponde a (63,5%), os principais motivos apontados foram à ausência de recursos, bem como ausência de conhecimentos acerca do Mercado Financeiro. Os discentes que investem parte de seus recursos concordam que a Educação Financeira, apresentou influencia para se tornar investidor. De maneira geral, os resultados reforçam a importância de propagar informações relacionadas com Educação Financeira, principalmente no aspecto relacionado com o Mercado Financeiro para que as pessoas, possam usufruir dos benefícios advindos dessa conjuntura.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfª. Dra. Lílian Perobon Mazzerpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectInvestimentopt_BR
dc.subjectTeoria do Capital Humanopt_BR
dc.titleEducação financeira e mercado financeiro: um estudo com discentes da área de negócios das instituições de ensino superior da Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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